Na Italianinha a preocupação em manter-se fiel às raízes italianas é constante, o forno é o mesmo desde sua fundação — há 122 anos. Os pães são elaborados de forma artesanal, com fermentação natural, respeitando a receita trazida da Itália, há mais de cem anos.
ndada na cidade de São Paulo, pela família Franciulli, em 1896, a Padaria Italianinha, até hoje funciona no mesmo endereço. No início se chamava Lucânia, em homenagem a região de Lucca, na Itália. Na época, a padaria se estendia até a metade da rua mas, com o desenvolvimento urbano, na década de 60 a rua Rui Barbosa foi alargada e uma parte da Padaria desapropriada.
Um dos principais destaques é o pão recheado com linguiça de calabresa, que aliás ficam expostas penduradas nos ganchos, podendo escolher entre mais, ou menos picante ou se preferir ainda seu pão com: tomate seco, berinjela, alcachofra, provolone, quatro queijos, bacalhau, escarola e azeitonas. Antepastos como sardella e alicella também fazem parte do cardápio da padaria, juntamente com presunto cru italiano, bracciolas, perna de cabrito ao vinho, ou ainda doces típicos como cartellate e amaretti. Tudo isso comercializado num espaço pequenino, de vinte metros quadrados. Mais de um século de excelentes produtos, lembranças e muita história.
Uma dica antes de ir até a Rua Rui Barbosa, 121 – Bela Vista / Bixiga – São Paulo, já pense no que deseja trazer pois, como o espaço é reduzido e eles não servem no local, é bom ter em mente várias opções para substituir itens caso tenham acabado.