O Museu Afro-Brasil é uma instituição pública localizado no Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega, dentro do Parque do Ibirapuera, na capital paulista. O Museu conserva, em 11 mil metros quadrados, um acervo com mais de seis mil obras, entre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, documentos e peças etnológicas, de autores brasileiros e estrangeiros, produzidos entre os século XVIII até os dias atuais. O acervo abarca diversos aspectos dos universos culturais africanos e afro-brasileiros, abordando temas como religião, o trabalho, a arte, a escravidão, entre outros temas ao registrar a trajetória histórica e as influências africanas na construção da sociedade brasileira.
O Museu exibe parte do seu acervo na Exposição de Longa Duração, realiza exposições temporárias e dispõe de um Auditório e de uma Biblioteca especializada que complementam sua Programação Cultural ao longo de todo ano.
Acima, imagem de uma das 14 obras de Anderson AC – Pintura Muralista. Entre pinturas e infogravuras, colocam o público em contato com o trabalho de pintura espessa e expressionista do artista baiano, cuja produção, marcada pela consciência de um mundo cheio de diferenças sociais, se relaciona com a produção de murais urbanos.
Museu Afro-Brasil fica na Av. Pedro Álvares Cabral, Parque Ibirapuera, portão 10, São Paulo/SP.
Utensílios usados nas casas como as formas de bolo e uma batedeira de manteiga
Obras de Elvinho Rocha, entre pinturas em tinta acrílica sobre tela e guaches sobre papel, mostram sua representação dos símbolos guardados em seu subconsciente
O barro ganha forma de pessoas e objetos; Um guardador de ovos do século XIX; Máscara em madeira de guerreiro chinês