Padaria do Mosteiro


Situada no bairro dos Jardins em São Paulo, o Mosteiro de São Bento inaugurou um refúgio onde os clientes podem saborear as receitas das iguarias da culinária artesanal, herança da tradição monástica

O Mosteiro 

Pode-se dizer que o sítio histórico que abriga o Mosteiro de São Bento é o mais antigo de São Paulo. Completou em 1998 seu IV centenário de ocupação ininterrupta no mesmo local. 

A fundação do Mosteiro data do fim do século XVI, 14 de julho de 1598, segundo documentos da época foram concedidas duas sesmarias pelo Capitão-Mor Jorge Correia, as quais seriam a base da fundação beneditina na pequena vila. O terreno cedido ficava no alto da elevação, entre as águas do Anhangabaú e do Tamanduateí,  abrangendo de um lado o Vale do Anhangabaú e do outro a atual Rua 25 de Março.

A Padaria do Mosteiro 

São Bento ao escrever a Regra para os seus monges no século VI, os adverte que o mosteiro deve ser construído de tal forma que possua padaria, horta, queijaria, pomar e oficina para atender as necessidades da comunidade.

Em 1999, o Mosteiro de São Bento (SP), passou a oferecer ao público bolos, pães, geleias, biscoitos, com receitas que estavam guardadas no arquivo da abadia. A forma de prepará-los só é transmitido a um outro monge para que se continue cumprindo o que escreveu São Bento: “São verdadeiros monges, se vivem do trabalho de suas mãos”. É possível adquirir os quitutes em um anexo dentro da Basílica Abacial de Nossa Senhora da Assunção, no centro da capital mas, não há espaço para degustação, para atender essa demanda foi inaugurado uma nova unidade na região dos Jardins na capital paulista.

A Padaria do Mosteiro fica na Rua Barão de Capanema, 416, no Jardim Paulista, São Paulo. Nesse local são oferecidos as delícias do Mosteiro como biscoitos, bolos, chocolates, doces, geleias, madeleine, mel, pães, licores e cervejas. Bem como café, licores e porções menores de bolos, pães de mel e comercializado arte sacra. Um local de elegância, com uma decoração moderna para se deliciar com as iguarias e se entregar aos prazeres da culinária artesanal que só a tradição monástica pode oferecer. São receitas para quem aprecia a boa mesa. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.